Lavando a louça!


Quando eu era criança eu gostava de lavar louça. Quer dizer... gostava de brincar com a louça enquanto lavava, mas minha mãe nunca me deixava lavar nada. Apenas secar e guardar. E isso eu achava um tédio só!

Por muitos anos eu detestei com todas as forças ter de lavar louça. Lavar louça, cozinhar e ter que lavar louça novamente? Arrrghhhh!!!!

Então morei na Holanda, onde a maioria das famílias tem uma linda e companheira lava-louças em casa. Paraíso!


De volta ao Brasil, nada disso. E novamente o drama de ter a motivação para lavar tudo. É um ciclo negativo e vicioso. Entro na cozinha, vejo aquela bagunça e aí que não quero fazer nada mesmo. No passado, tentava lavar as pequenas coisas, para não acumular e me deixar irritada mais tarde. Mas ao morar numa república, muitas vezes você pode fazer a sua parte, mas ainda terá que lidar com algo que algum colega seu não fez. E pode te afetar. Então, acabava se tornando mais fácil não fazer nada além das suas próprias coisas. Pensar apenas em si mesma. Ainda tinha que brigar comigo mesma para conseguir terminar de lavar a louça. Punha música, conversava com alguém e ainda era uma tortura conseguir fazer tudo. Logo me cansava. Logo estava mentalmente exausta e entediada. E queria fazer outra atividade. Fazia e dizia a mim mesma que iria continuar a lavar depois. As vezes dava certo.

Então um dia eu estava triste. E estava agitada. Não queria ficar na cama. Fui pra cozinha e comecei a lavara a louça naquele misto de raiva e tristeza. Soltando todas minhas frustrações nos pratos e copos. Quando menos percebi estava tudo limpo. E não somente a minha parte. E eu também não estava mais triste. Estava calma. Comecei a rir da ironia, de como temia fazer isso e de como acabou sendo simples.

Hoje, já não ligo para lavar a louça. Tá certo que no frio é sempre um pouco mais difícil! Essa tarefa acabou sendo um meio de passar tempo comigo. E de me acalmar. E o resultado (dentro de mim e na cozinha!) é ótimo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra