Lendo Paulo Coelho

Mais um livro que me inspira e que desejo compartilhar com vocês. Eu não esperava quase nada deste livro, já havia ouvido falarem muito mal dele, que era fraco e sem sentido. Ou simplesmente chato. Então comecei a ler sem pretensões e talvez, até mesmo um pouco de medo.

Eu já li Paulo Coelho antes e tenho segurança de dizer que gosto. Não ligo para as críticas que recebe por ser tão comercial ou o que for, eu o admiro mesmo assim. Admiro com meus olhos de bruxa e também de aspirante a escritora. Li “O Alquimista” e depois Brida, em inglês! Estava na Holanda e em uma de minhas viagens tive uma vontade louca de saber como um livro originalmente escrito em português seria em outro idioma. Então comprei Brida em inglês. Também gostei.

E hoje leio “A bruxa de Portobello”. Uma história pela qual estou apaixonada. Mas não é para a maioria, ela é densa, é diferente, é filosófica e inspiradora. Não é uma leitura comum. É sobre a transformação de uma pessoa em sua vida, aos nossos olhos. Cada capítulo trata de um aspecto da moça Athena, contato por uma pessoa que a conheceu. Então, cada capítulo é carregado de sentimentos diferentes um do outro, e nós percebemos Athena através do impacto e da visão de outros. Que não é sempre a mesma. Desta vez não me identifiquei em Athena... mas pelo contrário, ela é tão diferente, mas tão diferente que acho que foi isso que me atraiu. Ela é o que eu posso ser... ao menos em alguns momentos, em algumas narrativas.

O Livro realmente não é uma história que encante qualquer um. Tem citações fantásticas, que tiram o fôlego, mas é um livro filosófico e tem seu próprio ritmo, que para alguns pode ser bem cansativo. Mas independentemente de tudo isso, me marcou. Pensei que também posso trazer essa mudança para minha vida, e realizar talvez uma pequena mudança ao meu redor... Se eu mudar a mim mesma antes. Se for mais feliz, se dançar mais, se sentir mais a natureza e o mundo.
Ao menos senti isso durante a leitura. E espero continuar sentindo, independente do que leia a seguir.

Comentários

  1. Adoro os livros do Paulo Coelho e tamém não ligo para as críticas! Li todos, só não li os dois últimos. E gosteimuito da Bruxa de Portobello!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nadja, tudo bom?
    Sempre quis ler Paulo Coelho, mas ainda não consegui parar e realmente ler. Tem muito preconceito de todos os lados, mas eu realmente não ligo pra essas coisas.
    Se o livro é bem escrito, passa uma mensagem boa, que me faz pensar, refletir, eu já gosto, e muito!
    E muito legal isso de você ler um livro, original em português em outra língua. Dá a dimensão do que ele é.
    E geralmente é o contrário né?
    Adorei o post!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nadz!!!
    Infelizmente esse livro eu não gostei. Teve uma época que eu lia vários livros do paulo Coelho, um atrás do outro. Mas aí, depois desse, eu larguei de mão.

    Te indiquei lá no meu blog. Espero que você goste
    http://nessuno-sa.blogspot.com.br/2013/05/selinho-projeto-12-livros-em-12-meses.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Procurando uma esmeralda? Que tal aqui?

Postagens mais visitadas deste blog

Trago seu amor em 7 dias...

A cirurgia para tratar o aneurisma

Uma virada em Aldeia da Serra